Passo a Passo de uma Obra: Como funciona o gerenciamento das obras

Passo a Passo de uma Obra: Como funciona o gerenciamento das obras

 

A OBRA NÃO DEVE SER UMA DOR DE CABEÇA

 

oi oi, tudo bem?  :) Estávamos pensando como poderíamos ajudar vocês que nos acompanham naquele momento que - quase - todos possuem algum receio, alguma dúvida e muitas preocupações: Obras! A obra é uma etapa muito importante dentro do processo de renovação de espaços e ela não precisa - e não pode - ser sinônimo de “dor de cabeça”, para isso preparamos um passo a passo para você entender como funciona uma obra do início ao final, um espaço de dicas e tira-dúvidas que a maioria dos nossos clientes questionam ainda durante processo criativo. Esperamos que gostem!! ^^

 

reforma-sp-arquitetura-passo-a-passo-gerenciamento-obras-arquiteto-vanessatechio-zfs-arquitetura-1


VAMOS ÀS OBRAS?


Alguns de nossos clientes entram em contato conosco já falando: “Não quero nenhuma obra.” 


Muitas vezes isso é compreensível pois o cliente pode não precisar de uma obra; O empreendimento pode ser novo, pode já ter passado por uma reforma anterior, ou pode estar fora do budget disponível para as intervenções, isso acontece em alguns casos e concordamos com a inexistência de alterações estruturais, o cliente sempre é ouvido e todas suas decisões são respeitadas dentro do nosso escritório, mas em muitos outros casos é necessário passar por reformas, e aí surgem os problemas...

 

QUANDO SABER SE UMA OBRA É NECESSÁRIA?


É muito fácil saber se você precisa ou não de uma obra.


Olhe para sua casa, analise cada cômodo, tem algum cômodo que não está conseguindo se adequar às suas necessidades, ou às necessidades de sua família? Tem alguma coisa que você não gosta? Algum cômodo parece pequeno demais e outro parece estar com espaço sendo desperdiçado? Você percebe a falta de tomadas em alguma parede? A iluminação e o desenho do forro de sua residência ou apartamento está adequada, está lhe agradando, está cumprindo sua função de forma estética e funcional? Você passou por uma reforma à pouco tempo, onde seus sonhos e necessidades foram contemplados e organizados para estarem funcionando? 


Se todas as respostas forem sim, então realmente você não precisa de uma reforma, talvez alguns móveis precisam ser trocados, talvez alguma decoração nova ou algum móvel funcional projetado para aquele ambiente sejam o suficiente, e talvez apenas uma consultoria com um profissional seja o suficiente para deixar sua casa ou apartamento do jeitinho que você sempre sonhou!


Mas, se você está algum dos problemas acima citados, e você tiver possibilidade de realizar as alterações que são necessárias, não se assuste quando o assunto for obra. Vamos simplificar a etapa de obras para você compreender quais serão seus próximos passos, e o que esperar desse momento.


reforma-sp-arquitetura-passo-a-passo-gerenciamento-obras-arquiteto-vanessatechio-zfs-arquitetura-2

 

COMPREI UM IMÓVEL NA PLANTA, PRECISO DE REFORMA?


É muito provável que precise. Os imóveis, por mais novos que sejam, são feitos de formas padronizadas para facilitar a execução e diminuir o custo das construtoras, por isso, quando você entrar no seu apartamento, provavelmente encontrará diversas surpresas, como: Não cabem todos os equipamentos que você precisa na cozinha ou lavanderia / Não existem pontos hidráulicos ou elétricos para uma lavadora de louças e seu sonho era ter uma / No quarto principal não cabe uma cama king e para você isso era importante / Não cabe um sofá de três lugares na sala / Não tem tomada e interruptor ao lado da sua cama / Não existe espaço para uma mesa de estudos no quarto do seu filho… 


Esses são os exemplos mais comuns e que sempre aparecem em praticamente todos empreendimentos, afinal, cada pessoa é única e cada necessidade também é, nesse momento entra o arquiteto. Somente com um bom projeto de arquitetura desenvolvido com base nas suas necessidades e preferências que conseguimos ajustar o apartamento que você comprou para fazer parte de seus sonhos e atender à tudo que você e sua família precisa ou considera importante.


Dentro do escritório tentamos sempre prever, na medida do possível, as necessidades de nossos clientes não apenas agora, mas também no futuro, assim, somente uma obra é o suficiente para toda sua vida dentro desse apartamento.

 

A obra é um investimento.

 

A MÁ REPUTAÇÃO DAS OBRAS


Obras costumam levar consigo uma má reputação, seja por alguma experiência ruim vivida no passado, ou pelo acompanhamento de alguma obra de amigo ou familiar que passou por problemas.


Mas quando você contrata um escritório de arquitetura que se responsabiliza pela obra e pelo gerenciamento da equipe de mão de obra, você não pode ter problemas - pelo menos não poderia ter!

 

reforma-sp-arquitetura-passo-a-passo-gerenciamento-obras-arquiteto-vanessatechio-zfs-arquitetura-3

 

Muitos de nossos clientes chegam em nosso escritório e relatam alguma experiência ruim do passado com obras mesmo com profissionais envolvidos; Sentimos muito que isso tenha acontecido, por isso é de extrema importância você contratar um escritório em que você possa confiar; É muito importante conversar com o arquiteto e tirar todas suas dúvidas sobre os processos antes da contratação.


Nós da ZFS nos responsabilizamos completamente pela obra executada conosco, estamos diariamente nos especializando, estudando problemas que possam vir a ocorrer, prevendo “imprevistos”, e deixando tudo extremamente transparente aos nossos clientes antes de qualquer etapa que será desenvolvida. Não tentamos minimizar a situação ou enganar o cliente sobre etapas e processos difíceis, não é assim que trabalhamos. Aqui o mais importante é a experiência positiva do cliente durante todo processo dentro e fora do escritório, nos comprometemos com a qualidade e com a simplificação dos processos - tanto em questões decorativas quanto em obras.



COMO FUNCIONA UMA OBRA?


Entre as maiores preocupações dos clientes, estão as seguintes questões:


  • A obra vai atrasar, atrasar e virar infinita...
  • Ouvi que os profissionais contratados para a execução sumiram de obras antes dela finalizar.
  • Esse custo inicial vai aumentar e não terei mais condições para arcar com as despesas, as obras vão acabar ficando pela metade ou terei que me endividar.
  • Tenho muita preocupação sobre a qualidade do serviço contratado.
  • E se eu não gostar do que for executado?
  • E a garantia do serviço?

Vamos explicar rapidinho como funcionam as obras na ZFS só para você entender. A equipe de profissionais contratados com a assessoria do nosso escritório são profissionais confiáveis e éticos, problemas vão acontecer pois é inevitável em qualquer área da nossa vida - assim como em obras - mas estamos aqui para dar esse suporte e não deixar nada sair do previsto, para resolvermos qualquer problema antes que efetivamente se torne um problema. A equipe não vai sumir, a qualidade do serviço é garantido pelo escritório, os serviços possuem garantia de mão de obra, e NADA sai do escritório sem um projeto completamente definido, aprovado e entregue em projeto técnico, nesse caso, não existirão problemas do tipo “não sabia que isso seria assim, não gostei dessa solução”, ou “esse ambiente não está como eu imaginei”... Os projetos executados são fielmente feitos conforme o projeto 3D apresentado em imagens realistas, tudo que estará compondo o ambiente você já terá visto, compreendido, ajustado e aprovado conforme sua preferência e necessidade.


E o mais importante: Antes de iniciar qualquer obra, é entregue um cronograma da obra, nele nossos clientes conseguem acompanhar o andamento de cada etapa da obra. Ajustes em cronograma as vezes são necessários, mas se nada sair do planejado, a obra é entregue antes do prazo estabelecido lá no início.


Se o cronograma precisar de ajuste por algum motivo, o cliente é informado prontamente e esse ajuste é feito juntamente com o cliente. Prezamos sempre pela transparência em todos processos de trabalho.



ETAPAS DE UMA OBRA

 

Pense que uma obra precisa começar pelo projeto, sem o projeto você não sabe o que será executado, ou se será executado da forma que você imaginou, isso dá margem para muitos erros, e erros em obra significam retrabalho, perda de muito dinheiro e atrasos intermináveis;


Após os projetos serem aprovados por você, é hora de enviar para a aprovação do condomínio, muitos condomínios exigem um projeto arquitetônico antes de liberar qualquer tipo de reforma (alguns exigem projetos até mesmo para instalação de ar condicionado), ajustes podem ser necessários neste momento.


Após todas aprovações e liberações, é a hora dos orçamentos, da contratação de mão de obra, contratos, definições finais de materiais, e ajustes de cronograma de obra realizada juntamente com fornecedores; Essas etapas podem acontecer junto com as compras de todos materiais e revestimentos para execução.


As obras começam!


Aqui na ZFS, sempre realizamos uma passagem de projetos com os fornecedores in loco, geralmente no dia de início da obra, onde ajustamos onde ficarão os materiais da obra, quais coisas precisam ser cuidadas e protegidas, qual é o padrão de qualidade e tempo de serviço para cada etapa, também deixamos claro todas as normas do condomínio sobre as reformas para que o nosso cliente não sofra com vizinhos incomodados ou multas.


Demolições, construções e instalações, tudo deverá ser esclarecido e repassado em cronograma; Dessa forma, você consegue acompanhar o andamento dos trabalhos dentro de sua obra sem encontrar dificuldades técnicas na compreensão.

 

reforma-sp-arquitetura-passo-a-passo-gerenciamento-obras-arquiteto-vanessatechio-zfs-arquitetura-4

 

COMO DECIDIR QUAL PISO É O MELHOR PARA MINHA REFORMA?


  • Vinílico: É emborrachado e flexível à umidade, é um piso que pode ser molhado e se precisar de reposição em alguma parte, você conseguirá retirar apenas a parte prejudicada sem ter que remover todo o piso do seu apartamento ou sua casa

  • Laminado: Não aceita nada de umidade, o piso estufa facilmente e você perde todo o piso, pois não aceita trocas parciais, aqui no escritório nunca indicamos este material por sua fragilidade.

  • Porcelanato: É o mais resistente dentre os pisos mas trata-se de um piso frio, assim, é mais indicado para áreas molhadas, mas também é bem-vindo em todos os cômodos, entendendo que você não terá a mesma sensação de um piso laminado, vinílico ou em madeira. Outro ponto que precisa ser considerado na escolha é o rejunte, mesmo com junta seca ele existirá.

  • Madeira: É um piso que exige um cuidado maior do que o porcelanato ou o vinílico, tem maior resistência a água e a umidade do que o laminado, e sua qualidade estética é incontestável, além disso você consegue alternar entre opções de reflexibilidade com diferentes tipos de tratamentos, trazendo uma nova “cara” ao seu ambiente de forma simples. O seu custo varia muito de acordo com o tipo de madeira e tratamento recebido.

 

DICAS PARA SUA OBRA CORRER BEM


Nenhuma obra é simples, existem imprevistos que podem acontecer por diversos motivos, mas muitos desses imprevistos podem ser considerados antes mesmo de acontecerem, ainda nas etapas de planejamento da obra. É preciso estar sempre atento à todas etapas, alguns serviços podem ocorrer ao mesmo tempo para a obra finalizar mais rapidamente, é preciso de uma expertise para saber quando cada instalador entra, quais podem entrar de formas simultâneas, como adiantar um trabalho, qual trabalho poderia ser desenvolvido mais rápido e qual trabalho realmente precisa de um tempo maior para ser executado. 


Se você mesmo for tocar sua obra, é muito importante estar sempre conferindo as agendas dos fornecedores para saber da disponibilidade de cada instalador dentro da obra naquele momento, evitando assim atrasos ou atritos em horários de fornecedores por falta de gerenciamento.


Se você tem um projeto em mãos e tem receio da parte executiva de obras, existe a possibilidade de contratar somente o gerenciamento da obra, com ele você não precisa se preocupar com nada, o escritório ZFS Arquitetura ficará responsável por todo controle e gerenciamento da mão de obra, orçamentos, cronogramas e controle de prazos, vistorias, qualidade executiva e acompanhamento técnico. Assim você ficará assegurado com a qualidade da execução, com o controle geral e técnico de toda mão de obra e o orçamento não sairá do seu controle já previsto antes do início das execuções.


Agora, se você gosta de obra e decidiu gerenciar sua obra sozinho, existem também serviços de visitas técnicas avulsas ou assessoria técnica em que você pode estar contratando juntamente com a ZFS, assim, você consegue gerenciar sua própria obra mas conta com a ajuda técnica do arquiteto para resolver algum problema que possa acontecer em sua obra, realizar vistorias gerais em etapas pontuais e críticos da obra, ou tirar alguma dúvida sobre algum detalhe que será executado em sua obra. 


Sabemos que obras são estressantes e nossa premissa é descomplicar o processo de obras. As obras são uma etapa muito importante e devem ser vistas com carinho, é uma experiência - talvez - única na sua vida, e contar com ajuda profissional deixará você seguro que está tudo sendo executado conforme você acordou inicialmente, sem surpresas, sem furos de orçamentos, sem atrasos e sem dores de cabeça. Lembre-se que sua segurança e a segurança de sua família precisam estar em primeiro lugar e um trabalho mal executado custará muito mais do que uma tentativa de economia imediata.


Nos mande uma mensagem se ficou com alguma dúvida, vamos adorar lhe ajudar!!

 

Vanessa-Techio-Arquiteto-zfsarquitetura-SP-Reforma-Arquitetura
 

 

|||  Escrito por  ::  Vanessa Techio  -  Arquiteta, urbanista. 
Fundadora da ZFS Arquitetura  |||   

Postagem anterior Postagem seguinte