Estilos de Arquitetura, Design e Decoração - Parte 1

Estilos de Arquitetura, Design e Decoração - Parte 1

 

VOCÊ SABE QUAL É O SEU ESTILO DENTRO DA ARQUITETURA?


Oi pessoal  :)  Hoje vamos conversar sobre um tema muito importante, as características e diferenças dentro dos principais estilos da arquitetura e da decoração.


Muitas pessoas confundem os estilos ou diminuem sua importância - exatamente por não entender as diferenças de cada um deles - por isso, preparamos um artigo completo para você conseguir definir qual destes estilos combina mais com a sua personalidade e, à partir disso, você conseguirá decorar melhor os espaços dentro de sua residência. 


Este artigo será dividido em três partes para facilitar a compreensão. Neste primeiro artigo estão os estilos: clássico, medieval e renascentista. Na segunda parte continuamos no estilo renascentista até o estilo pós-moderno, e na terceira parte explicaremos um pouco mais da arquitetura contemporânea, seus estilos integrados e tendências. Indicamos que você realize a leitura dos três para compreender melhor como cada estilo teve relevância e evoluiu para o próximo. Esperamos que gostem!! ^^



O QUE É ESTILO ARQUITETÔNICO?


Estilo arquitetônico, também pode ser definido como linguagem arquitetônica, é uma classificação de períodos ou movimentos dentro da história da arquitetura, de acordo com suas principais características, formas, técnicas construtivas e materiais utilizados. 


Para você entender melhor, pense que a ‘história’ vai acontecendo, e aos poucos os estilos de projetos acabam sendo modificados por diversas razões, sejam elas, inovações em materiais, descobertas de novas formas de projetar, preferências de uma nova geração, influências externas ... As razões são inúmeras e essa mudança acaba acontecendo de forma natural, exatamente por isso, alguns estilos acabam misturando-se com outros, é importante estar atento aos detalhes projetuais e ao contexto histórico em que o projeto foi desenvolvido para compreender qual estilo foi adotado. 


Para isso, precisamos estudar um pouco sobre a evolução da arquitetura e suas origens. Este estudo é bem amplo, então, separamos algumas informações e características essenciais entre os estilos mais influentes. 


É um fato que, entender, mesmo que seja de forma simplificada como um evento levou à outro na história pode nos ajudar a entender esse universo; Sendo assim, uma forma de compreender o que a humanidade pensou durante o passar dos anos e como as formas de projetar e construir foram evoluindo.


Daqui uns dias, vamos separar os estilos que adotamos nos projetos da ZFS e explicar mais à fundo cada um deles.



OS ESTILOS MAIS INFLUENTES


ERA CLÁSSICA

O Estilo Clássico compreende as edificações construídas na Grécia Antiga, entre os séculos VII a.C e IV a.C. Os templos religiosos são os principais exemplos deste estilo, tendo como principal material a pedra. 

 

John Summerson, autor do livro “A Linguagem Clássica da Arquitetura” apresenta como definição: Os elementos decorativos que derivam do mundo antigo - o mundo clássico - situados na Grécia e Roma, e também na harmonia entre todas as partes do edifício.


Os projetos na era clássica partem dos princípios de ordem, simetria, geometria e criação de perspectiva. Uma característica marcante de sua expressividade são as colunas, que estabeleceram o que ficou conhecido como as "ordens" arquitetônicas dórica, jônica e coríntia. 


Obra de expressão: Partenon, construído na Acrópole de Atenas no século V a.C., sendo um um dos monumentos mais importantes da antiga civilização grega, e o edifício mais representativo de toda Grécia. Possui aproximadamente 70 metros de comprimento e 30 metros de largura.


  |    Imagem  ::  Partenon   |  Fonte: Pinterest   |  Curadoria: ZFS  |

 

||   O CLÁSSICO NA DECORAÇÃO E NO DESIGN   ||

O estilo clássico abrange uma série de períodos e propostas: imperial, rococó, barroco, ou interpretações modernas e contemporâneas. A influência dos reinos do século XVII e XVIII, se traduz nas casas atuais em móveis robustos e com tecidos vistosos como o veludo. Móveis em madeiras aparecem em tons escuros e médios, com linhas curvas e certa fluidez elegante, há presença de acessórios metálicos, em bronze e dourado, além de tampos de mármore e outras pedras naturais.


Nos mobiliários, percebemos cores neutras e sóbrias bem destacadas, com design rebuscado e em estruturas grandes, é preciso que tenha uma certa delicadeza nos detalhes. A premissa dos materiais no estilo clássico é a qualidade, sempre produzido em materiais nobres e com acabamento impecável.


O papel de parede é utilizado de forma liso ou estampado para valorizar os quadros e peças decorativas, também presentes neste estilo: porcelanas, prataria, candelabros, bustos, arranjos florais, abajures, espelhos, retratos, livros, natureza morta e tapeçaria.


Na iluminação, é importante se atentar aos lustres de tamanho grande ou médio, em cristal ou simbolizando velas, sua iluminação costuma ser suave, com luz difusa e amarela.


  |    Imagem :: Decoração Clássica   |  Fonte: Pinterest   |  Curadoria: ZFS  |


ERA MEDIEVAL: ROMÂNICO

Surgiu na Europa entre os séculos VI e XI, mais especificamente, na Itália e na França, e predominou durante a Alta Idade Média até pelo menos o século XII, inspirada na arquitetura da Roma Antiga Republicana, presente em castelos, igrejas e mosteiros. Os mosteiros eram construções rodeadas de altos muros, com um vasto pátio interno. Eram lugares apropriados à meditação e também serviam de abrigo aos viajantes, pobres e peregrinos.


Este período, ocorreu em um momento em que países europeus travavam guerras entre si e protegiam-se de invasões, suas construções se caracterizavam por ter paredes grossas e resistentes com aberturas mínimas em arcos semicirculares, sua principal função era resistir a ataques de exércitos inimigos e invasões bárbaras.


São características do estilo românico: a construção de paredes maciças e pilares grossos que sustentavam os arcos redondos e um teto abobadado, janelas pequenas, interior pouco iluminado, e a predominância das linhas horizontais.


Obra de expressão: Catedral de Santiago de Compostela, na Espanha, uma obra de planta em cruz, com naves em formato de abóbada construídas em pedra. Este projeto foi construído no contexto da Reconquista Cristã, em meio às Cruzadas.


|    Imagem ::   Basílica de Santiago da Compostela  |  Fonte: Pinterest   |  Curadoria: ZFS  |

 

||   O ROMÂNICO NA DECORAÇÃO E NO DESIGN   ||

Os castelos nesta época tinham um aspecto vazio, escuro e eram cercados de muralhas. Podemos observar no castelo feudal o desenvolvimento da arquitetura românica. Pinturas nos interiores eram feitas com muito ouro e púrpura. As poucas aberturas deixavam um aspecto escuro em todo interior. Estava presente nos vastos interiores, o uso de mosaicos, tapetes, panos decorativos e afrescos.


As peças mais comuns eram arcas ou cofres e bancos de pedra ou madeira, praticamente não se têm registros históricos sobre o mobiliário que, em geral, era muito rudimentar.


|    Imagem ::   Decoração Românica  |  Fonte: Pinterest   |  Curadoria: ZFS  |


GÓTICO

O estilo gótico surgiu na França a partir do século XII, na alta Idade Média da França, entre os anos 900 e 1300, quando a arquitetura começou a sofrer uma grande transformação, resultando num novo modelo de estilos arquitetônicos. Seu nome original era “Opus Francigenum”, ou "Obra Francesa". Foi só durante o período Iluminista que cunhou-se o termo "gótico" por alguns artistas italianos renascentistas, ao referirem-se àquela arquitetura vertical e majestosa dos exemplares produzidos nesse período. 


Suas características são: a leveza e harmonia dos traços com paredes finas e altas. Ao contrário das igrejas românicas que possuíam poucas janelas, as catedrais góticas apresentam muitas aberturas para o exterior; Essas aberturas são preenchidas por vitrais coloridos, formando desenhos e mosaicos, proporcionando uma maior iluminação no interior das igrejas. Existe o predomínio de linhas verticais, com um grande número de torres elevadas e pontiagudas.


Suas construções são eclesiásticas, isto é: são igrejas e catedrais que reúnem as características típicas do estilo, como o arco de ogiva e as abóbodas com nervuras diagonais. A maior parte dos edifícios de referência gótica são considerados Patrimônio Mundial da UNESCO.


Obra de expressão: Catedral de Notre-Dame de Reims, com 150 metros de comprimento e torres de 80 metros acima do telhado, seus arcos suportam a estrutura do edifício e permitem que a luz atravesse os belos vitrais transformando-a em uma vitrine de luz.


|    Imagem ::  Catedral de Notre Dame de Reims  |  Fonte: Pinterest  |  Curadoria: ZFS  |

 

||   O GÓTICO NA DECORAÇÃO E NO DESIGN   ||

O gótico transpassou para os interiores de forma carregada, atualmente seria considerado antiquado. Algumas pessoas pensam que o gótico consiste em pintar todas paredes de preto ou vermelho, não seria exatamente isso, mas, os ambientes pesam em detalhes, cores escuras e elementos rústicos em demasia.


Entre as formas, destacam-se os mesmos conceitos arquitetônicos, como arcos pontiagudos vistos em alguns móveis, vitrais, vigas de madeira, e lareiras. As peças decorativas de destaque são feitas em ferro forjado e mantêm-se com formas pontiagudas, em arco e com muitos detalhes. Toda decoração transpassa um certo mistério dramático.



|    Imagem ::   Decoração Gótica  |  Fonte: Pinterest   |   Curadoria: ZFS  |

 

ERA RENASCENTISTA: BARROCO

Teve início no século XVI, sob o regime Monarquista na Europa, se expressa com grande força em edifícios sacros - sagrados - e buscava estabelecer sentidos de dramaticidades em suas composições, este estilo fazia parte do movimento de Contrarreforma. 


O teto elevado e elaborado com elementos de escultura trazem uma dimensão do infinito, as janelas permitem a penetração da luz de modo a destacar as principais esculturas, e, juntamente com as colunas, transmitem uma impressão de poder e de movimento. Os elementos estruturais do Barroco são como plataformas para os elementos decorativos - bastante rebuscados.


Além disso, suas características estavam sobretudo no jogo do claro e escuro, negavam a simetria, promoviam formas plásticas com muita intensidade; possuíam elementos contorcidos e espirais que produziam diferentes efeitos visuais, tanto nas fachadas quanto no desenho dos interiores. Suas formas trazem emoção e grandeza em formas sinuosas, sendo uma declaração visível da riqueza e do poder da Igreja.


Obra de expressão: Igreja de Jesus em Roma, ostenta a primeira fachada verdadeiramente barroca. A igreja serviu de modelo para inúmeras igrejas jesuítas em todo o mundo.

|    Imagem ::  Igreja de Jesus em Roma  |  Fonte: Pinterest  |  Curadoria: ZFS  |

||   O BARROCO NA DECORAÇÃO E NO DESIGN   ||

Os interiores dos ambientes com características barrocas, possuem rebuscamento como característica principal, precisa trazer sentimentos de dramaticidade, exuberância, realismo, detalhismo e impressão de movimento.


Tons em ouro são muito utilizados em móveis e na decoração com muitos detalhes, também são usadas estampas florais e velas. No piso há presença de materiais nobres como mármore ou madeira fina; nas paredes: espelhos paralelos com efeito de infinito e enfeites dourados. As cores predominantes estão em: vermelho, verde escuro e negro. Os tecidos utilizados são em veludo.

Um conceito indispensável para este estilo é a ruptura da linha reta, com muitas curvas e sinuosidades.


|    Imagem ::   Decoração Barroca  |  Fonte: Pinterest   |   Curadoria: ZFS  |


NEOCLÁSSICO

O Estilo Neoclássico iniciou à partir do século XVIII, quando centrou seus esforços em retomar a linguagem arquitetônica produzida na antiguidade clássica grega e romana.


Sua expressão se relaciona fortemente ao contexto social e econômico no qual se insere: a Revolução Industrial na Europa, em um momento onde jovens estudantes da classe média-alta começam a viajar pelo continente, estas viagens ampliaram as referências destes estudantes, sendo então aplicadas de forma direta na produção arquitetônica deste período.


O retorno às raízes da produção cultural europeia desse momento faz ressurgir uma arquitetura de orientação racional e simétrica que se origina como uma resposta anti-barroca. Foi um movimento de oposição a estilos considerados exagerados, rebuscados e muito complexos. O Neoclassicismo estendeu-se até o século XIX e manifestou-se em vários países, o que estabeleceu diversos momentos e traços diversos no conjunto de sua produção.


Obra de expressão: Panteão, em Paris. Tem 110 metros de comprimento e 84 metros de largura. O edifício foi encomendado pelo monarca Luís XV, em tributo à Santa Genoveva, padroeira de Paris.


|    Imagem ::  Panteão - Paris  |  Fonte: Pinterest  |  Curadoria: ZFS  |

 

||   O NEOCLÁSSICO NA DECORAÇÃO E NO DESIGN   ||

Os móveis são marcados por uma grande simetria, requinte, frontões, colunas e um visual monocromático, as linhas são arredondadas e retas como característica primordial do estilo.


Por ser um estilo europeu, muitas peças utilizadas têm símbolos da revolução francesa, como lanças e setas. Também são utilizadas estátuas, tapetes clássicos, vasos de gesso, cortinas drapeadas, molduras e janelas amplas. Os materiais mais utilizados são a madeira e o mármore; os espaços precisam ser amplos, com cores claras e neutras e volume maciço. 


Nos objetos: Peças em porcelana, esculturas em mármore, figuras simétricas e em linhas retas, objetos dourados, e o uso da cor branca em molduras de gesso no teto.


|    Imagem ::   Decoração Neoclássica  |  Fonte: Pinterest   |   Curadoria: ZFS  |

 

Mesmo selecionando apenas os estilos de maior importância para a arquitetura, design e decoração, o tema é longo! Por isso, e, para não ficar tão cansativo, dividimos este tema em três partes, na segunda parte, continuamos explicando os estilos renascentistas até o estilo pós moderno, espero que estes artigos te ajudem a compreender como ocorreu a transição nas formas de pensar e projetar dentro da história da humanidade, até chegarmos na atualidade :)

 

Vanessa-Techio-Arquiteta-zfsarquitetura-sp

 

  

    |||  Escrito por  ::  Vanessa Techio  -  Arquiteta, urbanista.
Fundadora da ZFS Arquitetura  |||

 

 


Postagem anterior Postagem seguinte